sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Juventude vencedora

Oficineiro do Cobrex também tem histórias para contar
Por Leandro Sílvio Martins

Fotos Leandro Sílvio e Kadu

Um dos papéis sociais do projeto “Minha rua tem história” é formar leitores e escritores autônomos, coletando histórias da vida dos jovens participantes. O último dia projeto no bairro da Cobrex não foi diferente, e deu história para contar!

As turmas A, B, C e D do bairro compareceram em peso. Todos tinham a certeza de que os conteúdos eleitos de suas histórias irão proporcionar maior conhecimento sobre o bairro e, com a sensação de dever cumprido, tinham o sentimento de ser cidadãos críticos e autônomos. A festa que foi o dia 28 também foi a certeza de que mal terminava uma festa e uma outra estava começando.

“É só o começo”, disse Márcia dos Santos, da Turma D. “Pode deixar que a gente vai ganhar!”, comemorava por antecipação Renata da Turma A, ganhadora do primeiro MP4 do Cobrex coma história da laranjeira que passou a dar frutos depois de ter sido ameaçada de ser cortada.


Depois dos avisos, uma agitação boa tomou conta de todos, um clima de descontração com muito bolo, pastel, refrigerante... É a definição de um grupo vencedor por tudo que aprendeu, tivemos lágrimas de uma saudade antecipada de quem ainda tem muito para contribuir, um sentimento de conforto surgia, ao observar que os jovens estão preocupados com muita coisa na sociedade em que vivem, prova disso foi os fantásticos projetos que eles desenvolveram. Sei que no momento em que escrevo este texto os jovens estão arrumando toda a animação da culminância na Vila Olímpica, todos marcando se encontrar para a confecção de cartazes, faixas... Todos estão cientes do papel que têm nesta cruzada, e que é mais importante do que qualquer um ali maginava, os múltiplos talentos encontrados no Cobrex mostram a força que a juventude possui.

A festa foi espetacular, realizada na quadra da Escola Municipal Herbert Moses. Gritos de guerra, promessas de vitória, bolo, guaraná, salgadinhos, velhas histórias sendo contadas e novas histórias sendo feitas, muita emoção e preparação de uma equipe que já mostrou ser vencedora.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei!!!!ótimas as fotos selecionadas para o ultimo dia no cobrex,o texto ficou bom!^^.Espero que o Cobrex ainda dê muito o que falar no dia 11!!

Anônimo disse...

Uma pena o Cobrex não tre vencido,mas sei que para todos nós somos mais que vencedores depois de tudo que fizemos!Obrigado Leandro!!!

dayse disse...

até que fim colocaram algo do meu nucleo no site fiquei muito feliz essas fotos ficaram o maximo!!!!!!