sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Festa de arromba

O encerramento do Minha Rua Tem História
Bairro de Vila de Cava

Por William Faria da Costa

Em Vila de Cava, o projeto chega ao final em uma noite superdivertida, na quarta-feira 24/09. Era todo mundo falando com todo mundo, a interação entre as quatro turmas era total, o auge da comunicação, sem que ninguém ficasse sozinho um só instante.

De um modo inesperado, na base do improviso, o momento final foi bem melhor do que se esperava. Cada um contribuiu levando refrigerantes ou algum salgadinho. Uma enorme mesa foi formada no meio do quintal de Taís Sant’ana, que mais parecia a “Festa de Babette”. Taís foi uma anfitriã maravilhosa.

Entre as brincadeiras e animadas conversas, Diego ligou o som do carro, agitando ainda mais a festa. Era gente chegando a cada minuto e a interação aumentando. A experiência de participar do projeto foi muito proveitosa para os jovens. Um grupo de meninas pensa em formar uma equipe de criação de projetos.

O projeto na visão de cada um

Raquel Souza Santos é da turma D e mora na rua Coronel Alberto de Melo. O que mais gostou foi ter conhecido um pouco mais da história de cada um. A vida de todos passou a ter mais valor em relação ao seu bairro e à sua cidade . O projeto despertou uma vontade surpreendente de ouvir as pessoas mais idosas para conhecer velhas histórias. Os mais experientes transmitiram um conhecimento que vamos passar para os outros . “Despertou também em mim um desejo de conhecer melhor o meu bairro para poder passar para outras pessoas tudo que tem de importante.” Ela espera que, no próximo domingo, durante a festa de encerramento do projeto, Vila de Cava possa estar bem organizado e chame bastante atenção dos jurados. "Nós vamos ser campeões", aposta.

Wellington Moreira dos Santos mora na rua Friburgo. Para ele, foi muito maneiro contar histórias sobre o seu bairro. “Eu me senti muito mais importante. Não tive de que me queixar. Foi tudo muito bom”. Ele pretende produzir um vídeo com outras histórias que ainda não foram contadas e conversar com os moradores, conscientizando-os do valor da história de cada um. Ele deseja que , no próximo domingo, Vila Olímpica seja vibrante como tudo que está acontecendo até agora. Espera ser premiado individualmente, mas também torce muito pela turma D. "Vou ficar mais feliz se eles e eu nos dermos bem."

Diego Migon da Costa Serpa mora na rua Ernandes Ribeiro, também conhecida como rua Macapá,em Santa Rita. Para ele, a união entre os alunos foi o fator mais importante. Ele, que pretende estudar teatro, usou o projeto "Minha rua tem história" para vencer a timidez e se preparar para representar em público. Quer sair com o gosto da vitória no evento de domingo, na Vila Olímpica. Para ele, o bairro merece ser valorizado. Todos se esforçaram, comprometendo-se com o objetivo de transformar os jovens em protagonistas de sua própria vida. Para ele, a turma A merece ganhar. "Duvido que alguém esteja apresentando histórias melhores do que as nossas."

Gabriela Lemos da Silva é da Turma B e mora na Rua Maranhão, em Vila de Cava . “Gostei muito de todas as atividades, tanto a dinâmica de grupo quanto as histórias contadas. Não teve nada que não tenha gostado , as dinâmicas foram tão boas que reproduzi todas com as crianças nas aulas que dou no Bairro-Escola.” Ela pretende passar o conhecimento que adquiriu não só diretamente para as crianças nas sala de aula, mas também para vizinhos e parentes através de conversas construtivas. No encerramento geral do projeto, espera que sua turma seja a ganhadora dos MP4s e quer também que Amarilda, sua melhor amiga, seja premiada .

Natália da Silva Barbosa era uma das mais animadas da Turma B. Ela mora na rua Coronel Rafael Tobias e o que mais gostou nesse período de projeto foi dos amigos que conquistou, incluindo a oficineira Daiane e a assistente Amarilda. Diz que está tudo bom, mas vai ficar melhor ainda ,quando receber os R$ 100 da ajuda de custo. Pretende contar para todas suas amigas sobre todos os dias e todos os momentos importantes. “O momento mais emocionante foi quando a minha história 'O pássaro e a árvore' ganhou o MP4, foi o máximo.” Ela espera que sua turma saia premiada no domingo, na Vila Olímpica .

Taís Santana de Souza, a dona da festa

Não poderíamos contar a história dessa confraternização sem conversar com Taís Santana de Souza, que mora na rua Teodomiro Gonçalves. Para ela, foi um momento de aprendizado extremamente gratificante. “Quando eu ia para as oficinas, aprendia a ver o mundo com outra visão, uma visão muito mais profunda, mas ao mesmo tempo me divertia pra caramba. Aprendi.a prestar mais atenção nos momentos simples da cotidiano e a valorizá-los. O curso foi muito bom pra eu me socializar, perdi a timidez e fiquei mais comunicativa. Antes eu tinha vergonha de tudo.”

No grande encerramento com todos os bairros, ela espera ganhar um prêmio, pois se esforçou muito pela turma e pelo projeto. Ah, também quer que a Amarilda seja premiada. Quando lhe perguntei como foi receber com tantos jovens em sua casa, ela falou que foi ótimo porque parecia que todos eram amigos há muito tempo, tamanha a interação entre eles. Foi uma festa pra ficar na história.

A voz da oficineira
A oficineira Daine Brasil mora em Miguel Couto, mas ficou muito feliz de trabalhar em Vila de Cava por ser próximo a sua casa e por ter encontrado pessoas muito participativas e com o dom especial da criatividade. Ela tinha boas expectativas sobre o projeto, todas elas superadas. Foi muito bom pela participação intensa de todos os jovens. "Minha rua tem história" se tornou um projeto fantástico por ter dado aos jovens o entendimento da importância de elaborar projetos para a melhoria do bairro. Uma coisa que ela diz ter aprendido com os jovens é o otimismo de ver sempre o lado positivo das coisas. Uma energia incrível que às vezes mesmo sem subsídios mantêm a alegria de estar vivo. Gostaria de deixar uma mensagem pra quem participou desse projeto maravilhoso: “Que a particularidade de cada história é o mais importante e se torna a identidade do bairro, retratando a realidade do município e do país. Pena que alguns jovens não tiveram oportunidade de participar, e se inserir num projeto como este”.



Todos estão ansiosos para chegar logo à grande final dessa grande corrida de obstáculos. O grande final vai ser na Vila Olímpica no próximo domingo dia 28/09 às 16h. As turmas de Vila de Cava prometem levar muita emoção e espírito competitivo. Nunca abrindo mão da vontade de ser a turma vencedora e reconhecida por todos. Essa confraternização regional é só uma etapa para o desfecho e a contemplação de verdadeiros heróis que só se deram conta disso através deste grandioso Projeto , forjando em definitivo suas personalidades na preparação de uma grande jornada.

Nenhum comentário: