segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Aos quarenta e cinco do segundo tempo

Turmas do Jardim Pernambuco reformulam projetos a fim de “papar” os prêmios
Por Flávia Ferreira, Evio Nobre, Jéssica Oliveira

Está chegando a hora. As turmas do Jardim Pernambuco ficam de olhos atentos, completamente ligados para os presentinhos. Enfrentando a chuva e o vento frio, os noventa jovens reunidos nas oficinas da quinta e sexta-feiras passadas aceitaram as provocações do oficineiro Silvano Rodrigues. As quatro turmas praticamente refizeram os projetos definidos nas oficinas de terça e quarta, a fim de garantir a premiação. A motivação deles era o MP4 , pequeno sonho de consumo de cada participante.

Quando Silvano Rodrigues falou que eles teriam que reformular o projeto porque faltavam algumas informações, as turmas não gostaram muito da idéia, chegando a fazer cara feia para o oficineiro. Mas a resistência durou pouco. Em menos de dez minutos, os sorrisos e as idéias voltaram. "Podiamos divulgar no Meia-Hora, pois teríamos muita visibilidade", disse uma das participantes de sexta-feira. A idéia foi prontamente descartada por Silvano, porque a verba liberada para o projeto seria insuficiente.

Dificuldades à parte, Silvano queria era fazer o projeto. Ele pediu para que os jovens, divididos em dois grandes grupos, respondessem algumas perguntas que facilitariam a reflexão. Feito isso, ele dividiu os dois grandes blocos em quatro, como se fossem departamentos de uma empresa. Silvano era o interessado no produto e os jovens teriam que convencê-lo a comprar. Os jovens não podiam esquecer que o projeto defendido teria que ser executado em apenas um dia.

A turma A propôs o projeto "O que mudou em sua vida". Neste projeto, os jovens pretendem entrevistar os moradores mais antigos, aos quais pediriam fotografias que têm guardadas em casa. Depois pediriam para que o morador tirasse uma foto no mesmo lugar. O MP4 seria usado para entrevistar os moradores. Eles mostrariam o que mudou no bairro entre as duas fotografias. O grupo já dispõe das máquinas necessárias para tirar as fotos. As fotos seriam expostas no campo do Brasileirinho.

O projeto da turma C não é muito diferente da pesquisa proposta pela turma B. A diferença é que, nesse projeto de resgate da memória do bairro, há o desejo de conscientizar os moradores a partir de suas próprias histórias de vida. "Vamos conscientizar os moradores com suas próprias histórias de vida", disse um dos jovens da Turma C. "Pretendemos valorizar as nossas raízes e a nossa cultura."

A turma B vai entrevista usários de drogas e produzir um DVD com o objetivo de conscientizar os jovens quanto ao perigo da dependência química. A turma D, que inicialmente ia fazer um projeto sobre esporte, mudou para a "Biblioteca de Memórias". Em grupo, irão de casa em casa procurando os leitores do Jardim Pernambuco e pedindo que leiam o trecho de um livro de que tenham gostado. "Nossa idéia é fazer as pessoas se identificarem com as histórias e terminarem de ler o livro. Estaremos despertando a vontade de ler", disse Fabiano Fidelis.

Projetos feitos e escolhidos, agora é só esperar a escolha do melhor e torcer para que Jardim Pernambuco ganhe, e todo nosso trabalho seja recompensado. No entanto, ainda faltam alguns dias para o dia 28 e enquanto isso, na próxima terça feira todas as turmas se reunirão para preparar a bela surpresa deste dia. No mesmo dia 28, será escolhida a redação de sete linhas recolhidas durante as oficinas de preparação do projeto de pesquisa. O vencedor individual será escolhido com base na melhor redação.

Nenhum comentário: