domingo, 7 de setembro de 2008

A casa da árvore

Árvore cresce dentro de casa de Jardim Nova Era

De longe a gente observava a roda formada. A folha de papel pardo estampada no chão e a animação nos olhos de cada participante. Estávamos no bairro Jardim Nova Era, exatamente na escola municipal do mesmo nome, também popularmente conhecida por Brizolinha.

Notamos que várias histórias sobre as árvores do bairro iam surgindo e, na medida em que a história era terminada, após os comentários, o papel onde ela estava escrita passava a fazer parte do papel pardo, ao chão que, a essa altura, funcionava como o mapa do bairro e suas histórias.

Mas o que mais nos chamou a atenção foi a história contada por uma das moças. Ela começou timidamente dizendo que há no bairro uma casa que tem uma árvore um pouco diferente das demais, pois os moradores dessa residência têm um jeito especial de considerá-la como pertencente a família.

A jovem contou que a família, ao construir o primeiro pavimento de sua residência, preocupou-se em poupar a clorofilada da derrubada letal. Cavaram buracos, ergueram colunas e paredes, botaram laje e deixaram um vão para que o tronco permanecesse incólume. Resultado. Quem passava pela rua via nitidamente uma árvore saindo de dentro de casa pelo telhado. Isso chamava bastante a atenção, inclusive porque os pássaros descansavam em seus galhos e a maioria deles, pousados, trinavam como se agradecendo a exceção.

Tempos depois outro pavimento se ergueu e a árvore continua lá, impávida, em residência fixa, tomando conta de parte de dois pavimentos, fazendo parte da família, feliz, que dia a dia vai deixando o legado para as crianças do bairro que olham para a casa da árvore uma única vez e já a guardam de cor.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu sou oficineira no projeto e essa é apenas uma das muitas histórias legais que são contadas no Jardim Nova Era ! Esse momento é ímpar em minha vida, divirto-me demais com tudo, aprendo também e de forma interessante estou apaixonada por uma cidade que eu pensava que era outra...

Anônimo disse...

Acho que talvez o que de mais importante este projeto faz é desvelar uma Nova Iguaçu que muitos nunca tinham percebido. Uma cidade rica de histórias, de causos, de povos. Uma cidade que de mostra aos poucos e vai encantando a todos. Tenho acompanhado diariamente as novas postagens no blog e me aproximando e apaixonando por essa nova Nova Iguaçu. MA