quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Jovem troca marido ciumento por um futuro melhor

Jovens fazem um balanço emocionado das oficinas
em Jardim Pernambuco

Por Flávia Ferreira, Evio Nobre e Jéssica Oliveira

O projeto não foi só um espaço de revelações, mas também de descobertas. Foi possível aprender com as oficinas que as nossas histórias são o nosso registro, e a nossa marca. Tudo aquilo que vivemos em um passado distante ou próximo irá moldar aquilo que iremos viver em um futuro próximo. Devemos nos orgulhar daquilo que somos, sabendo que nossas histórias são experiências únicas.

Da mesma forma que Silvano Rodrigues, os jovens de Jardim Pernambuco se emocionaram e se descobriram como moradores da cidade. "Com essas oficinas, pude conhecer melhor meu bairro e as obras que acontecem nele", diz o jovem Jefferson Vinicius. "Não imaginava que o governo fosse fazer um projeto aqui, pois nunca chega nada por essas bandas." Para ele, foi a melhor coisa que aconteceu, porque não tinha nada para fazer durante a noite e indo para as oficinas não apenas aprendeu várias coisas, como conheceu pessoas maravilhosas.

O mesmo aconteceu com Adriana Vasconcelos, que viu a chance de sair de casa à noite, o que até então não tinha costume de fazer. "Aqui conheci novas pessoas, revi amigos e voltei a falar com pessoas das quais tinha me distanciado ." Em uma das oficinas, ela chegou a expor intimidades. "Me senti à vontade para isso", disse.

Dayana Lessa Santos foi uma das ganhadoras das dez horas de acesso gratuito à internet, em uma lan house do bairro. Ela não esperava ser premiada por sua “História do pé de acerola”, e estava chateada com o que havia acontecido anteriormente em sua casa. "Discuti em casa por conta do projeto e quando fui premiada pensei: 'caramba como pode?' Fiquei muito surpresa", disse ela com um sorriso de felicidade.

As discussões em casa por conta do projeto foram além de simples desavenças. "Meu antigo marido pediu para que eu escolhesse entre ele e as oficinas", disse Dayana, que não se arrepende de ter terminado o casamento. O ex-marido de Dayana era muito ciumento e a seguia até o curso. Aborrecida com tanta desconfiança, abriu mão da união em prol de seu aprendizado. "Vim para cá e não imaginei que isso iria acontecer. Um dos muitos aprendizado que Dayana leva é que nunca é tarde para recomeçar.

Em um mês de oficinas, Lilian da Anunciação aprendeu a não deixar as oportunidades passarem. "Quando estava vindo se inscrever, passei na casa de uma amiga e a chamei, mas ela não se interessou, e depois se arrependeu", disse ela toda sorridente. Lilian chegou ao projeto com muitas expectativas e muita vontade de fazer o curso e assim conseguir oportunidades de trabalho. "Vi nesse projeto uma chance de aprender algo e crescer um pouco. Agora sei que primeiro temos que experimentar, porque o que para alguns é insignificante, para outros é uma porta que se abre", disse, emocionada.

Nenhum comentário: