sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A gargalhada do ônibus

Festa de aniversário em ônibus inspira turma de Jardim Tropical a registrar depoimento de passageiros
Por Priscilla Castro

Eu, Nathany, Lucas e Luiza estávamos na oficina do bairro Jd. Alvorada à espera de uma boa matéria. O Jéferson , o oficineiro, chegou propondo aos voluntários que fizessem um projeto para falar da memória coletiva de Nova Iguaçu. Ele conta aos jovens que o material utilizado no projeto seria um MP4, que a turma vencedora ganhará . Começou então o alvoroço.

Natália Ramos, 20 anos, falou de Tinguá e de uma Nova Iguaçu histórica e pouco conhecida, mas Jéferson explica-lhe que são memórias do cotidiano iguaçuano. Marcela, que se sentou ao meu lado, estava louca para expor sua idéia, mas não conseguia uma brecha para falar. Do outro lado da roda, André intervém a favor da colega. Ela revela seus planos. Sua idéia é simples: coletar depoimentos de várias gerações de uma família que more há muito tempo naquela localidade. Três gerações, três memórias, com pontos de vista diferentes de um mesmo lugar.

Surgiu também a idéia de se fazer um documentário, que esbarrou no fato de um MP4 não gravar imagens.

Papo vai, papo vem, eis que Rafael Cezar, 18 anos, diz preferir documentar o que se passa dentro dos ônibus que circulam na cidade. Entrevistei-o depois e perguntei por que escolhera o tema ônibus. "Todo iguaçuano usa", simplificou. Ele também lembrou do dia em que fizeram uma festa surpresa dentro de um ônibus, para um passageiro que pegava o mesmo ônibus, no mesmo horário, com os mesmos passageiros, motoristas e cobrador.

Eles tinham um tema, mas era necessário desenvolvê. Precisavam também de um nome. Alessandra quis unir os depoimentos ao som gerado no ônibus, em uma espécie de trilha sonora. Dessa união surgiu o nome “Iguaçu na caixa móvel”.

O projeto tem como objetivo coletar histórias dos iguaçuanos que utilizam o transporte coletivo associando os depoimentos ao som produzido, de uma forma geral, pelos próprios passageiros, como o barulho do motor, o som da cigarra e a gargalhada dos alunos que zoam no fundo desse mesmo transporte.

Um comentário:

Daiane brasil disse...

fantastico esse projeto, tem q acontecer...


as historias no tranporte público são realmente incriveis, estive pensando , ou melhor é uma dica, fazer no transporte complementar (kombi)onde as relaçoes são mais proximas entre os passageiros, que conversam na ida e na volta, será fantastico!!!


Daiane Brasil