quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Diário da Prata

Por Louise Teixeira

Jovem repórter escreve sobre as oficinas de ontem à noite como se estivesse fazendo confissões íntimas para o seu diário

Quarta feira, 17.09.08, Turma C

Vocês sabem que meu dia na EM Meninos de Deus é terça-feira, mas, como tive trabalho da faculdade, fui ontem, na quarta-eira. Era a primeira vez que estava vendo a Turma C da Prata.

Os jovens foram chegando aos poucos, bem como nós, os jovens repórteres. Foram 6 jovens repórteres para o encontro de ontem!

O frio deixa todo mundo com uma preguicinha... Mas, mesmo assim, aos poucos a turma encheu e todos fizeram a atividade do dia.

Nesta semana as turmas tiveram que elaborar um projeto para o fim do módulo de cidadania do Pro Jovem Trabalhador, o Minha Rua Tem História, e o tema do projeto é: “O que farei em um dia com o MP4, se minha turma for a vencedora?”

Muitos projetos foram feitos... Mas o vencedor foi o da Amanda Lopes, mas farei um suspensezinho... Só contarei por último!

E aí vão eles!

Danissa Martins, 19 anos, disse que...ficaria um dia inteiro na escola municipal mais próxima e perguntaria às crianças o que elas acham de onde estudam, se está tudo bem e o que talvez melhorariam”.

Monique Domingos Rodrigues, 23 anos, disse que... “entrevistaria crianças vítimas de violência para denunciar o problema, e que seja resolvido. Ou então entrevistaria todos os moradores do bairro, de preferência os mais idosos, para descobrir toda a história do bairro e da cidade”.

Michele Magalhães de Souza, 24 anos, disse que... “entrevistaria voluntários e beneficiados pelo projeto social Sonoleve, na Jacutinga, com perguntas-chaves, já que é um projeto da área e beneficia tanta gente que precisa, com alfabetização de adultos e etc”.

Suelen Amanda de Jesus, 18 anos, disse que... “rodaria o bairro à procura das crianças e jovens que estão sem estudar, perguntando por que saíram da escola e o que esperam do futuro; principalmente pras mães adolescentes, saber se voltaram/voltarão a estudar”.

Anderson Luiz Corrêa, 18 anos, disse que... “entrevistaria os voluntários e beneficiados do projeto independente do campinho do Manhoso, que dá escolinha de futebol para crianças e adolescentes, e, nos fins de semana, promove torneios para comunidade e voluntários”.

Valesca da Silveira Chagas, 19 anos, disse que... “procuraria os jovens talentos da cidade e recolheria seus depoimentos, pedindo seus pensamentos, preferências e opiniões, provando, assim, que Nova Iguaçu tem muito talento mas falta oportunidade. Ou então faria uma entrevista com o presidente e com a diretoria da associação de moradores do Jardim Tropical, porque lá tem uma creche que ajuda muitas mães, mas quando chove não há como a creche funcionar; denunciaria o problema deles via esta entrevista. Lá eles pagam aluguel mas este dinheiro não é investido no imóvel, lá não tem telha, molha tudo, as mães ficam na mão”.

Ana Cláudia Pacheco, 23 anos, disse que... “mostraria a EM França Carvalho, onde não há área de lazer e etc. E, mostrando a todos este problema, propor oficinas e atividades de lazer para incentivar e divertir as crianças”.

Samuel Geraldo Oliveira, 18 anos, disse que... “entrevistaria os deficientes do Bairro, veria como levam a vida. Se possuem muitas dificuldades para sair de casa, se são vítimas de preconceito etc.”.

E agora, o projeto escolhido, por ser o mais criativo!

Amanda C. Lopes, 18 anos, disse que... “entrevistaria todas as pessoas que moram próximas de valões, perguntaria como é viver perto de um valão, como é quando enche e por que elas, mesmo sabendo das enchentes e várias doenças que o valão e o lixo trazem pra suas casas, continuam jogando lixo nesses poluídos rios”.

Os Jovens repórteres Leandro Desenho, Larissa Leotério, Luisa, Carol e Julia buscaram mais perfis para nosso blog.

Na próxima terça feira, as turmas da Prata se unirão para discutir a participação delas na gincana de encerramento, no próximo dia 28 de setembro.

A turma C foi acompanhada pela oficineira Erica Braga Borges.

2 comentários:

Louise Teixeira disse...

Gozações à parte, admito que estão certíssimos. Esse meu, esse nosso trabalho... é meu diário... É minha vida.

Louise Teixeira disse...

Correção: um dos jovens repórteres, Luis... é Luisa!