terça-feira, 9 de setembro de 2008

A turma da árvore

Jovens do Rancho Novo aguardam início da oficina em volta da amendoeira

Uma das histórias que podiam alimentar a primeira fase da gincana social “Minha rua tem história” tem como cenário a Escola Municipal Osires Neves, onde os jovens do Rancho Novo e imediações se reúnem. É que pelo menos oito pessoas da animada turma D costuma se encontrar embaixo da frondosa amendoeira existente no pátio da escola, enquanto aguardam o início da oficina.

"A turma tem até um porteiro", diz a brincalhona Talita da Silva. Com 21 anos e solteira, ela deu esse apelido a Diego Carvalho dos Anjos, que é sempre o primeiro se sentar no banco de concreto construído em torno da árvore. "Essa turma se reúne ali desde o primeiro dia", lembra o oficineiro Tiago Costa.O oficineiro registrou esse fato por causa das reclamações que o grupo estava fazendo ao projeto, sem saber que aquele homem careca fazendo do anotações seria o responsável pelas dinâmicas que inicialmente causaram tanto estranhamento na turma.

Uma das razões para que essa turma se reúna ali é que a maioria dos integrantes da turma da árvore se conhecia antes de chegar do projeto. "Estudei com a Talita", lembra Bruna Basílio, uma das freqüentadoras da árvore. Autora da melhor história da turma, na qual lembrou a amendoeira que testemunhou o seu primeiro amor, Bruna identificou uma outra razão para que aquelas oito pessoas se encontrem ali. "É que nós chegamos cedo", diz ela, que mora com o marido soldador de lona e um filho de dois anos."Os outros chegam em cima da hora e vão correndo para a classe", acrescenta. No início, a turma tinha 18 jovens. Com a dilatação do prazo das inscrições, a turma passou a ter 32 pessoas.

Humor escatológico

O humor é uma das características da turma da árvore, como se pode perceber pelas histórias contadas por Diego e Talita. Na história de Diego, uma jaca conseguiu a façanha de cair dentro de um vaso sanitário cheio de cocô, espalhando fezes por todo o banheiro que por falta de prudência foi construído embaixo da árvore. A história de Talita fala de uma goiabeira nascida dentro de uma vala próxima à casa de sua avó, sem que ninguém a tenha plantada."Minha vó ficava zoando com minhas tias, dizendo que a semente daquela goiabeira tinha vindo do cocô de uma delas.”

A turma da árvore pode ser dividida em dois grupos: um feminino e outro masculino. A ala feminina, uma característica marcante de todo o projeto, é maior do que a masculina. Completam a ala feminina da turma da árvore Vanessa, Amanda e Aline. Além do porteiro Diego, fazem parte da ala masculina da turma da árvore Joelson Leonardo Correia de Souza e Carlos Eduardo de Lima Mendes. Os dois têm 18 anos e estão curtindo muito o projeto.

Única amiga
Joelson, que perdeu dois anos na escola porque teve que trabalhar, está cursando o 8° ano. Mas ele não quer perder mais tempo para concluir o ensino médio e fazer o concurso para a Polícia Militar, na qual pretende ingressar como oficial.Joelson escreveu sobre uma vizinha na Rua Custolino, que entrou em depressão depois que cortaram a árvore em frente a sua casa, morrendo em seguida no hospital. "A árvore era a única amiga que Dona Maria tinha", lembra Joelson, que soube da história por intermédio dos vizinhos. Como a árvore que Dona Maria cuidou desde pequena, a casa na qual ela morava foi derrubada. Restam apenas um terreno baldio e a memória da árvore e de Dona Maria.

Carlos Eduardo de Lima, outro integrante da ala masculina da turma da árvore, tem sonhos mais ambiciosos do que os de seu amigo Joelson. Prestes a concluir o ensino médio, ele pretende ingressar em uma faculdade de análise de sistemas em 2009.Também faz parte dos planos de Carlos Eduardo arrumar um emprego."Vai depender de eu passar numa faculdade pública ou privada", diz ele. "Se eu passar numa privada, vou te que trabalhar." Carlos Eduardo, que escreveu sobre o incêndio acidentalmente provocado no coqueiro do quintal de sua casa, parece não se assustar com nenhuma das duas possibilidades.Vai ficar bem da mesma forma que ficou quando saiu de baixo do fusca no qual se protegeu daquele incêndio.E o mundo há de ser tão gentil quanto o foi sua mãe ao vê-lo são e salvo, quando ele esperava levar uma tremenda coça.

Um comentário:

marko§ disse...

Eu só tenho a agradecer a todos da minha turma principalmente a India, o Thiago e a minha futura esposa Carine Matos, que sempre me deu a maiór foça.