quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Fla x Flu em Pernambuco

Jogo de mímica cria rivalidade em Jardim Pernambuco
Por Flávia Ferreira


Diferente das oficinas da terça-feira, os agentes da SEMCID (Secretaria Municipal das Cidades) não foram ontem à noite na Escola Municipal José Ribeiro Guimarães, em Jardim Pernambuco. Mas a noite ainda foi pequena para a agitação das oficinas coordenadas por Silvano Rodrigues. Eram, ao todo, 66 alunos e, da mesma forma que na terça, os jovens trabalharam seu lado artístico e emocional pela mímica. No entanto, os nervos ficaram tão à flor da pele que os jovens dos dois horários acusaram o oficineiro de estar beneficiando a equipe adversária.

A oficina começou com uma série de exercícios propostos pela assistente Simone. "Meu objetivo era deixá-los mais relaxados e mais soltos", disse Simone. Depois chegou a hora do mico, como muitos deles disseram. Silvano dividiu a turma em dois grupos e deu a palavra obra. "Vocês têm que criar 10 palavras que lembrem ou tenham relação com obra”, disse ele. “Pode ser de igreja, em casa, enfim de qualquer lugar."

A partir de então, tudo foi festa nas duas oficinas. Os grupos rivais, dispostos em círculo, riam, gritavam e protestavam quando achavam que o adversário não estava respeitando as regras. A rivalidade era tanta, que me fez lembrar um Fla x Flu no Maraca.

Após a encenação das 20 palavras, alternadas entre os grupos, o oficineiro deu a tarefa da semana. "Vocês terão que trazer o maior número de histórias possíveis sobre obras que aconteceram em sua casa, além de um objeto que te faça lembrar dela", explicou. No final das contas e, mesmo com a goleada sobre alguns grupos, o placar foi o que menos importava, pois a aula tinha sido como Silvano falou. "Nossa primeira aula da segunda semana tem que ser marcante.”

Nenhum comentário: