segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A Nova Era de Moduan Matus

Poeta também se inspira depois de visita
a oficina na Nova Era

Por Moduan Matus

O bairro Jardim Nova Era ainda não se juntou totalmente ao ambiente urbano do qual faz parte. Ainda se encontram pelas ruas cavalos, bois e cabras pastando, tranqüilos. Também se podem ver galinhas, com suas ninhadas, atravessando as ruas de um lado pro outro.

É nesse bucolismo que a tarde alaranjada vai se despedindo, a noite vai surgindo e com ela vão chegando os jovens, meninas e meninos, para a oficina do Pro Jovem, que acontece na Escola Municipal Nova Era (também chamada de Brizolinha, devido a seu aspecto arquitetônico vindo das construções dos CAICs). Alguns dos jovens começam a formar o círculo enquanto outros aguardam, conversando em uma pracinha ao ar livre no interior da escola.
Logo, a oficineira Ana Paula pergunta como está a construção do texto sobre “as obras em minha casa”, dizendo, a seguir, que toda obra envolve mudanças e cada mudança é uma nova história na nossa rotina. Em seguida, ela pede que cada um conte a sua história sem ler diretamente, pois cada obra é também uma história pessoal.

Então as histórias são contadas e também classificadas em história de esperança, dor, dúvida, alegria, angústia, esforço, união, desespero, cansaço, disposição, força de vontade, perseverança e coletividade. Cada narrador classifica sua história em um, dois ou mais itens, podendo, também, criar outras classificações, se quisesse.

E foram surgindo histórias de obras noturnas, de esgotos que entupiam, de ameaças de despejos, de famílias numerosas que moravam em um cômodo e até uma construção em forma de castelo!

De tudo e de todos novas lições foram tiradas e, assim, o bairro vai tomando um novo aspecto em meio às lembranças de um passado que cada um, em seu esforço diário, vai transformando, fazendo dali um local aprazível de se viver e conviver.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por mais que as histórias contadas ali sejam pessoais, existe um pouco de cada um que é revelado nestas. Eu me reconheci muitas vezes, as diferenças nao ocultam totalmente a essência humana.