quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O cartão-postal de Prados Verdes

Por Luiz Felipe Garcez

Em Prados Verdes mobilização popular já teve seu espaço na história. Entre elas, a do Eucalipto da rua Miósotes, contada por Alessandra da Costa de 23 anos, fala exatamente sobre isso.

Alessandra contou a história do eucalipto exaltando o fato de o mesmo ser o ponto de referência da localidade.

- Era nosso cartão-postal – afirmou Alessandra, que continuou falando de sua beleza e utilidade: – Todos se encantavam com sua beleza e tamanho, bem como com seu cheiro suave. Os moradores a usavam para fazer certos remédios, produtos de limpeza e outras coisas mais.


Apesar da beleza e utilidade do eucalipto, muitos moradores o temiam.


- O eucalipto corria risco de cair sobre as casas vizinhas e quando chovia muito ele balançava demais, assustando toda a vizinhança - lamentou Alessandra. - Além do mais, ele não parava de crescer, fazendo seus galhos grandes e fortes, dia e noite, se sacudirem.

Alessandra continuou sua história lembrando o triste dia em que vários moradores se reuniram para cortar essa antiga árvore.

- Eles a derrubaram sem dó e piedade - disse, com tristeza.


Perguntei-lhe então o que havia no local onde estava o eucalipto.


- Não nasceu nada depois que cortaram o eucalipto - disse ela, surpreendendo-me. - Até hoje tem pedaços do tronco dele lá. E olha que já tem dois anos que o cortaram.

Nenhum comentário: