segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O fim do início da (re)construção da nossa história

Para jovem revelada pelas oficinas de Cabuçu, "Minha rua tem história não termina tão cedo"
Por Fernanda Bastos

E o dia tão esperado chegou. Após oito encontros da gincana social "Minha rua tem história" no Pro Jovem, os alunos estavam ansiosos pelo encontro de encerramento. Não para que o programa acabasse, mas por que neste evento estaria sendo anunciada a turma campeã. Na verdade, todas as turmas foram vencedoras na busca por elaborar um projeto de desenvolvimento e resgate histórico-cultural de seus respectivos bairros.

Uma semana corrida antes, todos concentraram esforços no desenvolvimento de seus projetos. A turma A de Cabuçu estava afiando o grito de guerra criado pela aluna Gabriela que, como mulher guerreira, não via dificuldade de enfrentar o desafio de dar atenção às gincanas e à sua princesinha Isabela ao mesmo tempo, mostrando que nossa comunidade estaria presente em massa no evento.

"Quem pensou que Cabuçu não vinha (bis)
Se enganou, bateu de frente (bis)
A equipe Cabuçu (bis)
Vai detonar muita gente (bis)
O MP4 é da gente (bis)"

Outra arma que estava na manga da turma A era o rap artisticamente composto em vinte minutos pela poeta Tatiana. O rap ainda seria coreografado pelo "bonde" de dança da turma. Todos estávamos certos de que nossa apresentação seria um sucesso. E foi...

Eu e parte da turma A chegamos juntos à Vila Olímpica. Todas as torcidas estavam muito animadas, foram muitos gritos, danças, muita zoeira e bagunça (organizada).

O começo foi marcado por uma disputa do barulho. Mais uma vez Cabuçu fez tremer o ginásio da Vila e mostrou que "quem achou que Cabuçu não vinha, se enganou e bateu de frente".

Quando se iniciou a apresentação das turmas, todos ficaram enlouquecidos. Gritos, apitos, tambores, flautas, pratos e até mesmo uma bateria de bloco carnavalesco. Falar da apresentação de todas as turmas não caberia em um único texto, pois ao todo foram 17 bairros de Nova Iguaçu. Assim, então, cada bairro tinha um espaço para apresentar seu griiTOOO DE GUERAAa!! E um minuto para apresentar sua música, dança, etc. Curioso foi que quase todas as turmas cantaram um rap feito por seus alunos. Mas teve o axé do Tropical e até uma apresentação na ponta do pé no maior estilo passista de escola de samba.

E Cabuçu foi uma das primeiras turmas a se apresentar. E o show começou. A empolgação era tamanha que todos estavam certos da vitória. Tatiana e a turma afirmaram no gogó: "Pro Joooovem: Cabuçu tem muita história". E até o fim manteve-se a esperança de que seriamos campeões. Talvez pelo detalhe de, na hora da apresentação de Cabuçu (e das primeiras turmas), não haverem pedido para que deixassem o espaço do centro da quadra livre para que todos vissem (como aconteceu logo depois), o show de Cabuçu ficou na memória de quem estava mais na frente da turma. Duas das primeiras turmas exigiram uma nova apresentação, mas, além de o tempo ter sido cruel, a apresentação não mudaria a decisão dos jurados. O que estava sendo julgado era o projeto com o MP4.

E após o tão esperado anúncio feito por Maria Antônia Goulart, a coordenadora do Bairro Escola, Jardim Pernambuco foi declarado campeão entre todos os bairros vitoriosos que mostraram seu potencial, levou os cinqüenta MP4s (um para cada aluno da turma). Houve também a distribuição de câmeras digitais para o melhor texto de sete linhas com as palavras MP4 e Nova Iguaçu, entre outros prêmios.

O legal é que não só eles (Pernambuco) realizarão seu projeto com o MP4. Todos os bairros desenvolveram grandes projetos e os jurados decidiram que cada projeto seria posto em prática em seu respectivo bairro e mais prêmios seriam distribuídos.

O "Minha rua tem história" continua, continuamos a escrever, falar, ouvir, cantar, dançar e gravar em MP4 a história do nosso bairro. Esperamos ansiosamente nossa vez para mostrarmos
"Cabuçu em Viva Voz"!!!

Um comentário:

geografoedson disse...

Mais uma vez me orgulho de vc Nanda. Não por fazer o melhor que já é de você, mas´por ser tão batalhadora e acreditar. Percebo nitidamente o que sente quando diz que acreditou e fez valer a seriedade do que faz. Acho que aqueles que apostam em você só tem a ganhar pois vc é séria e muito responsável no que diz. Espero poder ver sempre essas suas palavras enchendo de emoção minha tela. Parabens, seu noivo, geografo, professor e fã, Edson Borges (junior)Geoeducador