segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A vitória dos livros

Turma D de Jardim Pernambuco fica com os MP4s
Por Jéssica de Oliveira

"Não é mole não, Pernambuco veio aqui ser campeão".


No evento de premiação do projeto "Minha rua tem história", todos os bairros mostraram muita animação e garra, em especial o bairro vencedor, Jardim Pernambuco.

Os jovens estavam nervosos e ansiosos por conta dos MP4s que seriam entregues à turma campeã. Mas a confiança no projeto criado, nas histórias e nas perfomances, somados ao orgulho de mostrar um pouquinho de seu bairro, foram maiores.

Toda essa alegria não foi por causa do premiação em si, mas em poder festejar essa oportunidade de aprender, trabalhar e mostrar que os jovens de Nova Iguaçu têm muito potencial.

Os bairros esbanjaram criatividade e força de vontade

Os jovens da Palhada arrasaram com muita música e com três belas dançarinas - as jovens repórteres Gesseca Lourdes, 19 anos; Suellen Oliveira, 17 anos; e Cristiane Gomes, 19 anos -, que deixaram todos encantados. Mas não foi só a galera da Palhada que mostrou que sabe dançar: o pessoal de Prados Verdes, Cacuia, Luís de Lemos, Jardim Guandu, Nova Era, Jardim Tropical com seus instrumentos e todos os outros também deram um show na quadra da Vila Olímpica de Nova Iguaçu e "extravasaram", como disse o grito de guerra de Jardim Palmares.

As letras das músicas feitas pelos jovens foram incrivelmente criativas e contagiantes. Não faltou fôlego e animação naquela galera "ligada no 220V", que falou de superação, perseverança, conquista, cultura e gratidão pela oportunidade dada a eles, como mostrou o funk defendido pelos jovens do Rancho Novo, que diz que a educação e a profissionalização dos jovens são a única forma de ter um futuro melhor.

Durante o evento, os jovens que se destacaram foram presenteados. Esse foi o caso da Gabrielle Silva, do Cacuia, que ganhou uma câmera digital por causa da redação de sete linhas com as palavras MP4 e Nova Iguaçu. Moradora do Carmary, Suellen Vieira saiu da Vila Olímpica com um MP4 por causa da customização que fez da camisa do projeto, colando um símbolo brasileiro e dando uns "toques exclusivos".



O prêmio foi anunciado por Maria Antônia Goulart, coordenadora geral do Bairro Escola. Uma das integrantes da comissão que julgou os projetos, Maria Antônia fez questão de lembrar a dificuldade que os jurados tiveram para se definir pelo projeto da Turma D de Jardim Pernambuco, defendido pelo oficineiro Silvano Rodrigues. "Os projetos tinham muitas qualidades", disse ela. A coordenadora afirmou que mesmo os projetos não premiados serão encampados pela Prefeitura.

A Turma D de Jardim Pernambuco comemorou o prêmio com muita animação e orgulho. O projeto, criado por Renan e Marcelo, vai entrevistar moradores da comunidade com o objetivo de descobrir os livros que marcaram suas vidas e pedir para que leiam para o MP4 os trechos mais importantes da obra em questão. "Na verdade, nosso objetivos é criar uma biblioteca comuniária", disse Renan, inconformado com o fato de a diretora do CIEP do bairro não franquear o acesso da biblioteca da escola aos moradores de Jardim Pernambuco e com o uso quase exclusivo da internet nas pesquisas escolares da parte dos jovens.

O bairro, que chegou com muita união, falou das "Mudanças de um bairro", título da música apresentada no "festival do minuto". A vitória foi merecida. Desde o início, todos estavam confiantes e animados, independente da premiação. "Foi uma fase muito bonita, alegre, gratificante e que rendeu excelentes amizades", contou Alan Santos, 21 anos, da turma C.

Os campeões não se "cabiam". Estavam superfelizes.

Parabéns a todos pelas apresentações, pela garra, pela criatividade e parabéns aos vencedores que alcançaram seu objetivo.

Um comentário:

Jorge disse...

O prêmio foi merecido graças ao trabalho e entusiasmo de meu colega oficineiro Silvano, suas assistentes,e principalmente os jovens desse bairro
Nós, de Rodilândia, mandamos congratulações.Parabéns!