quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A pedagogia do grafite

BXD Crew faz moradores da Rodilândia rever seus conceitos sobre o grafite
Por Jéssica
de Oliveira

Em Rodilândia, os moradores estão abrindo caminho para uma galera invadir os muros e deixar uma marca que é novidade no bairro: o grafite.

Lá, o conceito dessa arte está mudando graças às mensagens deixadas pela B.X.D Crew, que usa o grafite como meio de educar. Antes de conhecerem o trabalho dos artistas que têm o meio urbano com cenário, os moradores do bairro
viam o grafite como vandalismo de jovens desocupados.

Um dos muros grafitados foi o da Dona Gilmara Oliveira, 26 anos, que mora na rua Araribá. Ela, que adorou o novo visual, ficou contente por ter sido escolhida. "Aqui no Rodilândia não temos muitas coisas como essa, o que é uma pena. Eu nem pensei duas vezes quando me pediram pra ceder o muro pra B.X.D, porque era isso que falatava aqui na rua: cor, energia, mensagens educativas. Penso até em fazer dentro da minha casa."


Free-style
Cerca de 20 jovens do Pro Jovem participaram de uma oficina de grafite e puderam conhecer um pouco mais sobre essa arte. Juan da Conceição, de 18 anos, mora na rua Dilma Pinheiro, que também teve um muro graffitado. Ele se amarrou tanto no visual quanto nas letras simples do "free-style", que ele ensaiou. "Se fosse no meu muro, seria demais! Eu sempre gostei do grafite porque é diferente da pichação, que suja os muros com coisas que desrespeitam os moradores."


Os grafiteiros de Nova Iguaçu são liderados pelo David Nogueira da Rocha, de 28 anos, mais conhecido como Dante. Hoje, eles vêem sua arte como um meio de mudança pessoal e profissional. Muitos jovens abandonaram as madrugadas e o perigo de serem pegos pichando fachadas de casas e prédios, e receberam espaços onde seus desenhos e mensagens são vistos e aplaudidos por muita gente. "Muita coisa ruim já me aconteceu. Hoje o grafite me dá a oportunidade de ensinar e aprender. Além de ser um grande hobby, é também o meu meio de sustento", conta Dante, satisfeito com os resultados e a repercussão.

Nenhum comentário: