quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Grafite a 42 graus

BXD Crew grafita mensagens ecológicas em Vila de Cava e Luiz de Lemos
Por Alcyr Cavalcanti


Sob um sol escaldante de mais de quarenta graus, a equipe do Dante, a BXD Crew, fez sua intervenção em Vila de Cava. Desde o início da manhã, Dante e Rufos começaram a colorir os muros. Foi um acontecimento social, um verdadeiro happening ao calor tropical. "A caixa d’água lá de casa é limpada a cada 6 meses. E na sua ?" era o mote da grafitagem da terça feira.

Harém
Desde cedo, um grupo de jovens embaixo de um sol escaldante, “de fritar ovo no asfalto”- se tivesse asfalto- se acotovelavam para ver o passo a passo de como se faz a verdadeira arte das ruas. O interesse era tipicamente feminino. Nove meninas, e apenas um varão, Rafael, se sentindo um sheik do petróleo em meio a seu harém. Rafael de Jesus Silva tem 18 anos. Veio porque duas colegas lhe convenceram que seria um “programão”. “Estudo no Colégio Estadual Juarez Távora e moro na rua Cristiano Salema, aqui pertinho. Vim ver como é que é. Tem canteiro de obras em tudo quanto é lado, sobra muito pouca diversão.”

A praça principal e seu entorno estão com máquinas e operários trabalhando sem parar. Rafael observa a movimentação interessado em tudo, principalmente nas jovens que fazem uma algazarra, excitadas com a profusão de cores. Rafael reclama de poucas opções nos finais de semana. Ele e seus amigos se reuniam na praça principal, agora um imenso canteiro de obras. Estão torcendo para tudo ficar pronto logo. Já pensam em programas para o dia da inauguração. Rafael gosta de todo o tipo de música: rock, funk, pagode. O que não curte muito é forró, mas dependendo da companhia, quem sabe.

Jociane Viana Melo, 18 anos, e Joyce Viana Melo, 20 anos, agora Antunes, nome de seu marido Leandro dos Reis Antunes, são irmãs e muito companheiras. Joyce tem um filho, Juan Pablo, de um ano, que deixou em casa devido ao forte calor.

Natália da Silva Barbosa, 24 anos, insiste para que Rufos, “o braço” do Dante, desenhe um coração. Romântica, diz que muitas vezes sonha com corações, um sonho recorrente. Ela afirma que é somente um desenho, não sendo dedicado a ninguém. Freud talvez explique.

Lucilene da Silva Barbosa tem 25 anos, é casada e não tem filhos. Assiste a tudo fazendo muitas perguntas, curiosa para ver como se faz o grafite. Disse ter vindo bem cedo, mas foi até em casa para apanhar uma toalha molhada para colocar na cabeça, protegendo-a do sol.

Aceito pedido de casamento, com algumas condições
Marta Oliveira da Silva, 21 anos, segura carinhosamente um tubo de spray vazio, como uma lembrança. Diz que vai guardar em seu quarto, como troféu. Pede a Rufos que detalhe alguns traços, e faz uma chuva de perguntas. Vestida ao estilo da música de Gil, "Punk da periferia", é a mais comunicativa. É uma líder natural, brinca com o Adair, nosso “caçador de imagens”, e diz quando perguntada por esse “velho repórter”, que aceitaria dele até um pedido de casamento, desde que algumas condições ficassem estabelecidas. Fala com emoção e orgulho de seu velho pai, um patriarca que teve 32 filhos, resultado de seus cinco casamentos, opinião contrária à de alguns governantes que pregam a limitação de filhos, mas somente em áreas de exclusão social, para que, segundo eles “marginais não sejam fabricados”.

O calor vai aumentando, de 32 graus, para 35 , para 40, agora todos procurando uma sombra como proteção. Dante explica pacientemente como deve ser conduzido o processo. “Tem de fechar o traço, chega mais perto e aperta de uma vez só, senão vai esfumaçar, não pode parar, se parar tá mal.”

Josimar do Nascimento Jacinto, 20 anos, tem o nome em homenagem ao lateral direito do Botafogo, Flamengo e principalmente da seleção brasileira, da época dos verdadeiros craques. Agora o nome craque é associado a uma outra cultura, sempre perversa, que deixa fortes marcas. Josimar é o mais interessado, segue religiosamente as instruções dos mestres.

O primeiro muro está concluído, a caravana segue sob o sol de 45 graus para a próxima tarefa, o segundo muro. Uma placa de trânsito chama atenção: “Atenção: área urbana, reduza a velocidade”. Ela é temporariamente desnecessária, pois a área está interditada para veículos.

Segundo muro concluído, seguem todos rapidamente para a única marquise próxima, para ouvir alguns lembretes transmitidos pela Verônica. Esperam atentos sob a sombra do comitê eleitoral do candidato número 20654, Cacau, que não se elegeu. A maior parte dos eleitores locais votou em candidatos que apoiaram o prefeito reeleito.

Fátima Lima e Gilcéia Machado, da equipe do SEMCID, acompanham a intervenção anotando tudo criteriosamente . São da equipe social responsável por Vila de Cava e Estrada do Iguaçu, em programa apoiado pela Caixa Econômica Federal.

É hora do “rango”, trabalho concluído em Vila de Cava, luzes e cores foram acrescentadas, trabalho temporariamente concluído. Operários terminam seu turno, procurando um lugar para refazer suas energias, renovar a perda de calorias. William, nosso dedicado jovem repórter, não perde um só detalhe.

Desafiando o calor senegalesco sem sombra e sem água fresca, um pregador solitário montado em seu cavalo mecânico. Abdias de Paula Pires tem 36 anos, vem arrebanhando fiéis pregando a salvação aos quatro cantos, para o seu Ministério do Resgate. Ele se diz apenas um obreiro que um dia quem sabe, será talvez recompensado.

A arte chega a Luiz de Lemos
Tatiane Santanna , Breno Marques e Viviane Menezes, jovens repórteres, esperam com ansiedade e muito calor o início da street art em Luiz de Lemos. O bairro é uma imensa homenagem a Luiz de Lemos. Sua via principal e a escola tem seu nome. Um outdoor estrategicamente colocado diz: "A Prefeitura chegou na Luiz de Lemos.” Pelo jeito, chegou para ficar e promover mudanças.


A turma que prepara a base faz a medição ao “jeitinho brasileiro”, improviso que dá certo. Uma fita substitui instrumentos de precisão para deixar as bordas, a moldura, em linha reta. Enquanto espera que seus dois ajudantes terminem a tarefa, Dante dá uma pequena explicação sobre a arte das ruas. Um círculo é formado próximo ao muro do Clube Carambola.

Dois toques
Começa a função. Dante orienta seu discípulo: "Você chega aqui e dá dois toques apenas, sacou? Presta atenção, aí não. No pescoço traços rápidos sem tremer, nem parar. Tem que ter firmeza, direto.”

Tiago Guimarães, tem 23, é estudante e solteiro. Ganha a vida fazendo artesanato em bijuterias, pulseiras, braceletes colares, coleiras, gargantilhas. Diz que vende muito. “A mulherada adora”, diz o jovem com um sorriso aberto. Foi o primeiro a se apresentar para aprender com a turma do Dante. Diz que valeu a pena. Vai dar uns treinos “pela aí”, espera que ninguém reclame. O calor aumenta silenciosamente. Os mais de 30 jovens olham atentamente para as figuras e cores que vão surgindo aos poucos.

Jéssica Luiza Azevedo Guedes executa seus traços sob a orientação de Rufos. Ela está sempre colaborando com as diferentes etapas do projeto. Quando do encerramento da gincana social "Minha rua tem história", na Vila Olímpica, foi a principal colaboradora do oficineiro Flavio. Está sempre a postos, desde que solicitada.

“Vim aqui porque gosto de aprender. Sou curiosa por natureza", diz a bela jovem, atenta aos traços feitos sob o olhar vigilante de Rufos.

Estamos na Via principal. Ônibus e vans passam sem parar, em várias direções. O grupo vai se dispersando A realidade reafirma o outdoor : “A prefeitura chegou na Luiz de Lemos.”

Nenhum comentário: