segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Conscientização à vista

BXD Crew fez a alegria da garotada
Por Tatiana Sant'Anna, Breno Marques e Yuri Francisco de Oliveira.
Fotos de Viviane Menezes


"A caixa d'água lá de casa é limpa a cada seis meses. E a sua?" Esta frase foi grafitada no muro de uma casa localizada no Bairro Luiz de Lemos, Nova Iguaçu. Caprichando nas cores, a BXD Crew, turma de grafiteiros liderada por Dante, dava nova vida a muros até então sem expressão. A mobilização reuniu cerca de 50 jovens da gincana social 'Minha rua tem história'. O evento começou às 14h, em frente à Escola Municipal Luiz de Lemos. A novidade da oficina-surpresa foi a presença dos grafiteiros Dante e Rufos, que fizeram a alegria da garotada e da população local com a arte do grafite.










Não faltaram olhares curiosos. Nos ônibus, por exemplo, os passageiros ficavam maravilhados ao ver os muros coloridos. Um desses muros fica em frente ao ponto de ônibus, e acabou virando o centro das atenções para aqueles que não tinham o que olhar enquanto aguardavam a condução.

Esperando o ônibus, a estudante de administração Cláudia Regina, 25 anos, admirava o visual. E gostou. "É bem legal. Bem melhor do que olhar muros sujos ou pichados. É um trabalho artístico muito interessante". Ela contou que é a primeira vez que viu essa arte sendo feita perto de sua casa. "Nunca tinha visto isso por aqui", espanta-se.

Perguntada se disponibilizaria o muro da sua casa para grafitar, Cláudia disse que não sabia se iria ficar legal, pois mora num conjunto de casas: "Na minha casa, talvez não. Fica melhor na estrada principal, pois a visibilidade é maior", esquiva-se.

A novidade também surpreendeu Juaz Silva, 28 anos. Ele mora há dez anos no bairro. "Isso é mais utilizado lá em baixo, no Rio. Por aqui nunca vi", diz o vigilante. A frase de conscientização escrita no muro foi bem absorvida pelo tal vigia, que vai lavar sua caixa d'água com mais freqüência.

Muro na moda
No número 1706 da estrada Luiz de Lemos, funciona há oito anos o ferro-velho do comerciante Paulo Gomes, 50 anos. "Não conhecia essa arte", diz o comerciante. "Vi em um muro no bairro de Cosmorama e gostei, fiquei com vontade de fazer no meu também."












Empolgado com o grafite no muro do ferro-velho, Paulo Gomes gostaria de convidar a crew de Dante para pintar o muro de sua casa e de um outro comércio que tem, ambos no bairro de Andrade de Araújo. "Gostaria de grafitar meu bar e minha casa também, mas nenhum dos dois é meu", diz ele. O proprietário do ferro-velho acha que o muro do seu negócio vai "ficar na moda".

No muro grafitado, a frase “A caixa d’água lá em casa é limpa a cada 6 meses. E a sua?” é um apelo a um só tempo preocupado com o meio ambiente e com a saúde da população. "Nunca tinha visto grafite por aqui, mas agora vou até limpar minha caixa d’água", diz Joaz José dos Santos, 28 anos, morador do bairro desde os dez anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Em alguns bairros a frase"A caixa d’água lá em casa é limpa a cada 6 meses. E a sua?”estar escrita totalmente errada.
Eu sei que a lingua portuguesa sofreu algumas alteraçoes mas essa nao foi alterada ainda.
Vai corrigir o erro.
A frase errada e essa:"A caixa d´água lá em casa é LIMPADA a cada 6 meses.