sexta-feira, 3 de outubro de 2008

E o prêmio vai para Cacuia

Jovem do Cacuia fica com máquina digital
Por: Tatiana Sant'Anna e Pedro Henrique Gomes
Fotos: Viviane Menezes

"Não achei que iria ganhar a câmera, mas ganhei e está bom", diz Gabriela Aparecida, de 18 anos, aluna da turma C, ainda surpresa com a premiação. Para receber a tão almejada máquina fotográfica digital, foi proposto aos alunos que fizessem uma redação de sete linhas, na qual deveria ter, obrigatoriamente, as palavras Nova Iguaçu e MP4. Quando falamos com ela, Gabriela ainda estava emocionada com o prêmio.

A jovem não imaginou que sua redação fosse se destacar. "Não esperava, mas acreditava que viesse para a turma C, do Cacuia", disse. Gabriela contou também que foi muito bom receber o prêmio. "Foi muito importante para mim."

A jovem revelou que fez o texto com uma amiga. "Minha amiga e eu ficamos pensando em como poderíamos escrever sobre o bairro. Escrevemos muito, desenvolvemos várias idéias. O texto ficou enorme. Aí fomos diminuindo até chegar a uma redação de sete linhas", revelou.

Valor dos moradores
Gabriela ganhou muito mais que a máquina digital da gincana social. "Todo mundo fala que o Cacuia é um morro, onde só mora pobre e que não tem nada. O bairro vai muito além de casas de shows, pizzarias e cinemas. Os moradores do Cacuia valem muito mais que isso", afirmou.

Gabriela já tem planos para a máquina: "Está nos meus planos tirar fotos dos meus colegas, porque todos eles fizeram parte. Quero mostrar que eles sempre estiveram juntos comigo". Gabriela pretende estudar bastante. "Quero terminar o curso e arrumar um bom emprego”, planeja. “Preciso ajudar a minha família."

Um comentário:

disse...

saudações!
o amigo desenho falou do blog ontem e vim dar uma olhada.
é bom ver coisas acontecendo em nossa cidade, ver a rapaziada se movimentando e se conscientizando.

tenho certeza que o mais importante disso tudo é o que vai acontecer a partir de agora.

é extremamente importante que consigamos deixar de ser dependentes dos poderes públicos. que possamos adquirir e disseminar cultura e conscientização sem depender de ações do governo.

iniciativas como essas da prefeitura são indispensáveis, mas além de ter alcance limitado, o que costuma acontecer é que o projeto chega ao fim, acaba o incentivo, e tudo volta a ser como era antes.

é preciso que todos nós estejamos conscientes de nossa responsabilidade pessoal e que consigamos nos unir de verdade e fazer com nossas próprias mãos para que tudo isso assuma grandes proporções e realmente transforme a cidade, numa onda que cresce, cresce e cresce.

sem as facilidades que um projeto patorcinado pela prefeitura oferece, é muito mais difícil fazer as coisas acontecerem, mas se ficarmos limitados a esses projetos, não alcançaremos muita coisa.

estou sonhando??