sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Premiação surpresa

Ganhadora do Bairro Luiz de lemos fica surpresa em receber premiação
Por Tatiana Sant’Anna, Breno Alves Marques e Yuri Francisco de Oliveira
Fotos de Viviane Menezes

“Sou eu mesmo?”, pergunta Fabiana Góes de Assis, 18 anos, que está cursando o terceiro ano do Ensino Médio. Ela não acreditou que havia ganhado a máquina digital, o prêmio mais cobiçado da gincana social "Minha rua tem história". “Nem esperava. Fiquei confusa porque tem duas Fabianas na minha turma”, conta a ganhadora, que, para receber a máquina digital, teve que ir em casa buscar a identidade.

Na hora da premiação, todos os jovens que compareceram às 14:00 hs, na estrada Luiz de Lemos, estavam ansiosos. Alguns jovens estavam muito confiantes. “Acho que vou ganhar", dizia Ney Cláudio, 20 anos. "Passei uma semana pensando no tema da redação. Não sei se arrebentei, mas acho que vou ganhar!" Esse não era o caso de sua colega Milene Stenkofp, 19 anos. "Parei para pensar uns quatro dias antes para saber o que ia escrever, o que eu ia falar... Por isso, eu não sei se vou ganhar a câmera."

Fabiana fez a sua redação na hora de entregá-la: "Fiz em cima da hora. Tinha feito uma redação totalmente diferente da que eles tinham pedido, sem as palavras MP4 e Nova Iguaçu. Aí tive que fazer outra redação em cima da hora. Fui pensando e escrevendo. Não me lembro de nada que escrevi." Além de ter escrito o texto "em cima da perna", Fabiana não tem muito intimidade com a língua. "Na escola, de todas as matérias, sou pior em português."

O nome de Fabiana foi o terceiro a ser pronunciado na premiação, pois as regras da gincana social eliminavam as pessoas que faltavam no dia da premiação. Fabiana, que estava de braços cruzados, continuou na mesma posição. A única coisa que fez, e a pedido dos colegas, foi dar uma singelo grito. "Eh! Ganhei!"

Alguns amigos estranharam sua timidez. "Se fosse eu, já tinha me jogado no chão, rolando de alegria e gritando!", reclamou uma de suas amigas. Fabiana, no entanto, nega que seja uma menina tímida. "Pulei em casa, aqui não." E não demorou muito para ela dizer quais eram os planos com a sua nova câmera: "Por enquanto, nada profissional. Vou tirar bastante foto para colocar no meu orkut."

A jovem se inscreveu no "Minha rua tem história" por causa do curso que estava sendo disponibilizado, acreditando que ele vitaminaria seu currículo. “Só tenho um curso básico de informática para colocar no currículo, que era um curso disponibilizado pelo governo. Aprendi bastante.” Ela escolheu o curso de administração, que no seu entender vai facilitar sua entrada em lojas.

Nenhum comentário: