quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Grafite muda o mundo

Moradores da Prata vão reformar a casa depois das oficinas de grafitagem
Por Leandro Furtado

O grafite é forma de manifestação artística que utiliza o espaço público para expor suas obras. Popularmente falando, o grafite é um tipo pintura feita basicamente com o uso de sprays. Conscientização é a palavra que define o papel do grafite na sociedade. E é com esse pensamento que uma galera de jovens grafiteiros vem acabando de vez com aquela velha história de que na Baixada não existe cultura. Esse bonde, chamado BXD Crew, é puxado pelo grafiteiro Dante, conhecido por ser o braço colorido das intervenções do programa Bairro-Escola. Sem muito papo, eles colocaram a mão na massa, ou melhor, na lata para praticar aquilo que eles sabem fazer como ninguém: arte.

O comerciante Luiz Carlos do Nascimento, 51 anos, morador do largo do manhoso há mais 35 anos teve o privilégio de ser o primeiro da lista, tendo seu muro grafitado antes de todos ou outros. O dono do muro inicial é um de família com cinco filhos. Para ele aquela intervenção era uma coisa muito boa que estava acontecendo. “O talento do grafiteiro junto com essa coisa da informação, eu acho muito legal. Se compararmos com pichação, que não é legal, vejo uma enorme diferença”, pensa ele.

Quem passa pelo local onde vem acontecendo as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) vai ouvir o barulho das máquinas. Também irá encontrar muitas manilhas, pedras e areia no meio da rua. Mas tudo isso valerá a pena. Pelo menos é o que espera a dona Berenice, 57 anos. Ela também teve seu muro todo grafitado neste dia. “No início fiquei meio receosa”, diz ela, que não imaginava que se pudesse fazer arte com aqueles jatos de spray. Ao ver o resultado estampado em seu muro, Dona Berenice começou a fazer planos para o futuro. Agora ela pretende reformar a casa para acompanhar a evolução pela qual sua rua está passando.
Informação por todos os lados. Quando os alunos do Pro Jovem têm o contato com as latas de spray, os grafiteiros fazem questão de passar as mensagens corretas para eles. Tag, crew e outras palavras novas brotam entre esses amigos que habitualmente pintam juntos.

Delegacia
O grafiteiro Davi Nogueira, o Dante, revela que já foi pichador e que, na época, nunca fora preso, sempre dando um jeito de escapar da polícia. “Desde que me tornei grafiteiro, nunca mais precisei fugir da polícia”, comemora. Hoje, Dante carrega no currículo a façanha de ter grafitado o interior de uma delegacia.

Josué Gonçalves, 22, conhecido com JCS, gosta de usar tintas da marca Montana para fazer seus grafites. “Temos trabalhado muito com isso. Trazemos a beleza da arte para as comunidades. É difícil ver pichações nos lugares onde tem grafite”, completa ele. O grafite é uma arte que traz educação, muda comportamentos, faz pensar e ainda une as pessoas. A conscientização muda o mundo.

Nenhum comentário: