sábado, 8 de novembro de 2008

Os herdeiros de seu Betinho


















Documentário emociona família de um dos fundadores
da Prata

"Uh, uh, Nova Iguaçu! Uh, uh, Nova Iguaçu", gritavam as cerca de 100 pessoas espalhadas pelo pátio da Escola Municipal Menino de Deus, na Prata. A ovação era o final feliz da gincana social "Minha rua tem história" no bairro, com a exibição de um documentário com um aluno do Pro Jovem, a técnica social do PAC e principalmente os herdeiros de seu Betinho, o investigador policial que praticamente fundou a Prata.

No meio daquela platéia entusiasmada, estavam dona Miúda e três de seus cinco filhos, que acompanharam emocionados o documentário dirigido por Carlos Gregório. Dona Miúda, cujo nome verdadeiro é Adassilva França dos Reis Gonçalves e está com 83 anos, começou a chorar desde que a câmera mostrou o retrato em tons sépia do seu marido.
Embora seja tida como uma mulher de coração duro, que ainda hoje é quem dá a palavra final nos muitos negócios deixados pelo marido, ela não se conteve quando se viu dizendo que tinha que conservar a memória de seu Betinho.

Dentes de ouro
A produção da gincana social chegou à família de seu Betinho por intermédio dos cineclubistas Luana Pinheiro, que passaram o mês de setembro caçando os fundadores dos 17 bairros mobilizados pelo "Minha rua tem história". Parte dessa escolha se deveu a aspectos folclóricos dessa família, como o fato de todas as suas propriedades serem pintadas de verde. "É o verde da esperança", explicou dona Miúda, que não sabe quantos imóveis a família possui. "Só tem uma casa na Rua Boa Vista que não está pintada de verde." Outra fixação da família de seu Betinho são os dentes de ouro.

O patrimônio físico e moral da família de seu Betinho teve como ponto de partida o bar que hoje, depois de uma grande reforma, é administrado pelo filho homônimo. Vieram em seguida uma padaria, um açougue, uma farmácia, um restaurante e muitas outras obras, sempre construídas com base na necessidade do bairro. "Ele construía a casa e só alugava se o inquilino assumisse o compromisso de que iria abrir o comércio que ele acreditava importante para a comunidade naquele momento", contou dona Miúda.

Feliz com o PAC
A filha Nadir, que acompanhou a mãe durante as filmagens, também enxerga o vínculo do pai com a comunidade na construção da primeira praça do Manhoso, no primeiro posteamento das ruas, no primeiro orelhão e no primeiro bicão, entre outras benfeitorias. "Ele hoje estaria muito feliz com todas essas obras do PAC", afirmou a filha.

Todas essas benfeitorias eram conseguidas com articulações com os políticos tradicionais de Nova Iguaçu, que sempre procuravam seu Betinho atrás dos votos que ele arranjava na Prata. "Apesar de participar ativamente da vida política da cidade, meu pai jamais se candidatou a nada", frisou Betinho filho. A primeira pessoa da família a tentar um mandato popular foi Valter Gonçalves., que obteve 1266 votos nas últimas eleições. "Foi a primeira e última vez", afirmou o candidato, que nas próximas eleições tentará transferir o espólio político para o filho, Valter como ele.

Seu Betinho muito mal sabia ler as escrituras dos diversos imóveis que construiu ao longo dos seus 74 anos, mas tinha uma inabalável crença na educação. "Acho que o dia mais emocionante na vida de meu pai foi quando minha irmã caçula se formou em medicina", disse Valter Gonçalves. A irmã caçula, cujo nome também é Adassilva, foi a primeira filha de seu Betilho a se formar. Seguiram o seu exemplo a irmã Nadir, que fez pedagogia, e os irmãos Valter e Betinho, que se formaram em educação física quando abandonaram o futebol profissional. Valter, que tentou uma carreira de treinador quando pendurou as chuteiras, estudou direito depois da morte do pai. "Para ajudar a administrar o patrimônio da família", explicou.

Para dona Miúda, a capacidade de realização de seu finado marido pode ser medida pelo modo como morreu, em 1991. "Ele foi consertar a caixa dágua e caiu da escada", lembrou ela, emocionada.

Um comentário:

Unknown disse...

PODERIAM POSTAR UM LINK CONTANDO A HISTORIA DO SEU BETINHO AQUI NA NET, EU NÃO PUDER IR POIS ESTAVA TRABALHANDO. Obrigado.