segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O dia J

Jovens se inscrevem no Pró-Jovem e conhecem
projeto de resgate da memória de Nova Iguaçu.

Por Flávia Ferreira
Fotos de Alcyr Cavalcanti

Nem o frio nem a chuva conseguiram tirar o entusiasmo das cerca de 2 mil pessoas que se apertaram no ginásio da Vila Olímpica na tarde do último do último sábado. Elas estavam ali para se inscrever no projeto Minha Rua Tem História, uma parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu com o Governo Federal cujo objetivo é resgatar a história da cidade do ponto de vista dos moradores dos bairros. "A grande história de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminense é a história dos trabalhadores", disse o prefeito Lindberg Farias. "São eles que constroem a cidade no seu dia-a-dia e em suas lutas."

O projeto Minha Rua Tem História é a contrapartida social dos jovens atendidos pelo Pró-Jovem, um ambicioso programa de capacitação técnica do Governo Federal que apenas em Nova Iguaçu distribuirá bolsas de R$ 100 para 16.500 jovens entre 19 e 29 anos ao longo de um ano. A primeira fase do projeto, implantado nos 17 bairros contemplados com obras do PAC, se estenderá até o dia 28 de setembro. Nada menos que 18 blogs Escola Agência de Comunicação, um projeto de jornalismo digital da Prefeitura de Nova Iguaçu que mobiliza 180 jovens repórteres, registrarão a memória produzida nas oficinas culturais do Minha Rua Tem História. Esta é a primeira matéria dedicada ao projeto que publicamos.

Gincana social
O projeto também prevê a produção de 13 documentários cinematográficos, 80 esquetes teatrais, um programa de rádio semanal e uma série de eventos culturais nos bairros que participarão. Para o Prefeito Lindberg Farias, as atividades artísticas do Minha Rua Tem História serão importantes por duas razões. "Será importante para a juventude manipular instrumentos culturais, como máquinas de fotografar e filmar", afirmou. "Isso não apenas dará um clima diferente ao programa de capacitação técnica, mas ajudará a formar cidadãos mais críticos, que possam olhar o mundo ao redor e entendê-lo."

Além da preocupação com a formação cultural e artística das pessoas que participarão do Pró-Jovem, o projeto Minha Rua Tem História está interessado em produzir emoção para os seus participantes. "Nós estamos chamando o Minha Rua Tem História de uma grande gincana social", definiu o secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcus Vinícius Faustini. É por essa razão que o projeto prevê uma série de tarefas durante o processo de resgate da memória de cada um dos bairros envolvidos. "As turmas que vencerem essas etapas serão premiadas com máquinas digitais, MP4s e horas de lan house", anunciou o secretário.

Oportunidade no governo
Coordenadora geral do Bairro-Escola, a primeira dama Maria Antônia Goulart lembrou a fértil relação entre os jovens e a atual administração municipal. "Dos 3 mil jovens que participaram do Juventude Cidadã do ano passado, pelo menos 900 foram contratados pela Prefeitura", afirmou Maria Antônia Goulart.

A fala da primeira dama deu um ânimo especial aos jovens, que em seguida aguardaram longas horas nas filas formadas em frente às tendas de inscrição de seus respectivos bairros. "Eu vou me inscrever porque vejo o Pró-Jovem como a grande oportunidade profissional de minha vida", resumiu Marcelle Cristine Pompeu, uma moradora de 18 anos de Santa Eugênia. Não era diferente a expectativa de Thiago Figueiredo, um morador de 19 anos de Nova Era. "Vejo que agora os jovens estão tendo oportunidade no governo", disse ele. "Isso é importante."

6 comentários:

Louise Teixeira disse...

Vamos bombar isso aqui, heim!! rs

Empolgadíssima com o projeto! Vamos iniciá-lo de vez!
Boa sorte pra nós!

Beijos

Murilo Durgaz disse...

Verdade, sou novato no projeto mas quero mto ajudar! :D

Laranja Interativa disse...

Parabens iniciativa maravilhosa...sucesso a todos!!!

Anônimo disse...

Falaaa aeh galera !!!

O projeto é muito bom to me amarrando !!!!

e num posso deixar de mandar um forte abraço para a galera de Jardim Tropical turma B oficineiro Jmaica !!!

Ass: Raoni (bonitinho)

Anônimo disse...

Fala aí galera de JARDIM ALVORADA, vamos mostrar que o nosso bairro é cultura e não apenas bagunça e zoação; aqui temos pessoas sérias e qualificadas que só precisam de oportunidades para mostrarem que podem fazer a diferença.
Para que que tudo isso se realize contamos com todos vocês do PROJETO, que dará a nós oportunidades de fazer acontecer.

Edilma Maria de Santana Brum
*** Com certeza somos FRUTOS INESPERADOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

EDILMA FORÇA E PERSEVERANÇA disse...

Fala aí galera de JARDIM ALVORADA, vamos mostrar que o nosso bairro é cultura e não apenas bagunça e zoação; aqui temos pessoas sérias e qualificadas que só precisam de oportunidades para mostrarem que podem fazer a diferença.
Para que que tudo isso se realize contamos com todos vocês do PROJETO, que dará a nós oportunidades de fazer acontecer.

Edilma Maria de Santana Brum
*** Com certeza somos FRUTOS INESPERADOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!